Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Confira o perfil dos quatro candidatos a prefeito de Parnaíba

Assim como as convenções partidárias já haviam adiantado, quatro candidatos estão colocados na disputa ao cargo de prefeito de Parnaíba, nas eleições deste ano. Os nomes de Deusimar Tererê (PSDB), Gerivaldo Benício (PDT), Florentino Neto (PT) e Mão Santa (SD) estão inscritos juntos à Justiça Eleitoral.
No site do Tribunal Superior Eleitoral, as candidaturas já constam como “aguardando julgamento”, ou seja, é necessário que todos os requisitos da legislação sejam atendidos para que o registro seja deferido ou não. A avaliação ficará por conta da juíza eleitoral da 4ª Zona, Dra. Zelvânia Márcia Batista Barbosa.
Deusimar Tererê (PSDB)
Vice: Pastor Sampaio
Coligação “Liberta Parnaíba”
(PSDB, PSC e REDE)
Deusimar do Socorro Brito de Farias é natural de Parnaíba, nasceu em 03 de maio de 1960.  O conhecido “Tererê” começou a trabalhar aos oito anos de idade como vendedor de jornais. Já adolescente, montou sua banca na Praça Santo Antônio, no Centro. Deusimar é filho de Iracema Feitosa, que foi a primeira mulher eleita vereadora em Parnaíba.
Formou-se em Direito, posteriormente se pós graduando em Direito Constitucional. Atualmente é doutorando em Direito. Chegou a exercer por dois mandatos o cargo de deputado estadual do Piauí, tendo assumido a vaga como suplente. É presidente do diretório municipal do PSDB de Parnaíba, posição que tem ocupado nos últimos anos.
Gerivaldo Benício (PDT)
Vice: Darlan Barros
Coligação “Acorda Parnaíba”
(PDT, PMDB e PPS)
Antônio Gerivaldo Carneiro Benício é natural de Camocim-CE, nasceu em 25 de agosto de 1968. Trabalhou como feirante ao lado do pai durante adolescência. Formou-se em contabilidade e ingressou na Agespisa através de concurso público, onde chegou a ocupar o cargo de diretor administrativo no ano de 2014.
Atualmente filiado ao PDT, exerce o 5º mandato consecutivo como vereador de Parnaíba, já tendo sido presidente da Câmara Municipal. Paralelo ao trabalho no Legislativo, participa de atividades em meio a grupos culturais e esportivos. Antônio Gerivaldo é casado com Vera Benício com quem tem quatro filhos.
Florentino Neto (PT)
Vice: Chagas Fontenele
Coligação “União Pela Parnaíba”(PRB/PP/PT/PTB/PTN/DEM/PROS/PCdoB/PPL/PEN/PV/PTC/PMN/PRTB/PHS/PSDC/PR/PSD)
Florentino Alves Veras Neto é prefeito de Parnaíba e candidato a reeleição. Nasceu na zona rural de Buriti dos Lopes, no dia 05 de outubro de 1969. Formou-se em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Piauí e em Direito pela Universidade de Brasília. Na gestão do ex-prefeito José Hamilton, atuou como Secretário de Governo e Vice-prefeito.
Antes da carreira política, ingressou no serviço público por meio de concurso em 1995, de lá para cá, ocupou cargos na Fundação Nacional de Saúde, Superintendência do Patrimônio da União e no consórcio Piauí, Ceará e Maranhão. Também exerceu magistério. É casado e tem dois filhos com a pedagoga Flaviana Damasceno de Sousa Veras que atualmente ocupa a pasta do Serviço Social.
Mão Santa (SD)
Vice: Marcos Samaronne
Coligação “A Cidade é o Povo”
Francisco de Assis de Moraes Souza é natural de Parnaíba, nasceu em 13 de outubro de 1942. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. Foi intitulado de “Mão Santa” em razão de suas atividades profissionais na área médica. Pela ARENA que conquistou seu primeiro mandato político ao ser eleito deputado estadual em 1978.
Nos anos seguintes ocupou os cargos de suplente de deputado federal, chegando a ser eleito prefeito de Parnaíba em 1988 e governador do Piauí em 1994. Reeleito quatro anos depois, Mão Santa acabou tendo o mandato cassado em novembro de 2001. No ano seguinte conquistou o cargo de senador, o qual exerceu por oito anos.(Com informações do Portal Costa Norte)