Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

REFLEXÃO: JÁ NÃO SE FAZ ESTUDANTE COMO ANTIGAMENTE

Não se trata de saudosismo, porém, senti hoje uma saudade imensa do tempo em que o Dia do Estudante se comemorava.Éramos felizes e sabíamos.
Sou do tempo em que a Associação Colegial dos Estudante Parnaibanos - ACEP, funcionava. Fui de sua diretoria, na época em que o presidente era o ex-vereador de Parnaíba, Francisco José Martins Jurity. E foi a melhor época da entidade. 
Com o apoio do ex-ministro Reis Velloso, a ACEP adquiriu a Casa do Estudante de Parnaíba, que serve hoje de moradia ao atual presidente da entidade, João Batista Carvalho, que nem mais estudante é. 
Fazíamos campanhas, ginkanas estudantis, para manter a casa funcionando, dando abrigo a quem vinha de fora estudar na cidade. Havia um movimento estudantil latente, do qual hoje já nem se fala.
Foi um tempo bom em que o movimento estudantil revelou depois grandes líderes políticos. Quer dizer: para ser liderança política se estudava, havia uma preparação. Hoje isso é passado.
Nas universidades o movimento era mais intenso ainda. Mas tudo hoje é silêncio. Quem ainda lembra, por exemplo do "Diretório Acadêmico 3 de Março, do nosso Campus Reis Velloso, da UFPI?
Aos 20 anos de idade passei a ser professor do Estado, hoje aposentado. Daí a razão de nunca haver deixado de ser estudante, até por imposição também da minha função de jornalista. 
Olhando hoje pelo retrovisor as imagens daquele que me vem à mente são as melhores possíveis. Pior para quem não viveu aquele tempo.
Mas a vida segue. Vivamos bem o presente. Vale à pena, também. Feliz Dia do Estudante (Por: Bernardo Silva)