Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Conselho de Meio Ambiente da FIEPI discute licenciamento ambiental

O presidente Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEPI, James Hermes dos Santos representou a instituição.
O presidente do Cotema - Conselho Temático de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), James Hermes dos Santos representou a instituição na 22ª Reunião do Conselho Regional de Meio Ambiente (Coema Nordeste), que reúne federações de oito estados da região Nordeste. O encontro foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), entre os dias 1 e 2 de setembro.
Licenciamento Ambiental foi o tema principal do encontro, liderado por Eugênio Spengier, que é secretário de Estado do meio Ambiente da Bahia e também presidente da Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente. Uma vasta programação fez parte do evento, que iniciou com uma visita técnica à fábrica do Boticário, em Camaçari, primeira do segmento de cosméticos do Brasil a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), uma das mais importantes certificações de sustentabilidade do mundo.
O segundo dia foi marcada por debates, palestras e apresentações de painéis, por nomes renomados do segmento ambiental brasileiro. Entre os quais, Elisa Romano e Wanderley Baptista, especialistas em Políticas Públicas e Indústria da CNI. Conforme o representante da FIEPI, essas reuniões são muito proveitosas. Ele observa, porém, que seria salutar também um empenho maior dos gestores de empresas, órgãos e instituições com a causa, para que os objetivos propostos sejam alcançados.
“O presidente da FIEPI, Zé Filho, apoia todas as iniciativas voltadas parar a sustentabilidade ambiental. Neste sentido, a FIEPI já realiza alguns trabalhos junto às empresas na parte de reflorestamento e resíduos sólidos, entre outras ações”, comentou James Hermes. Segundo ele, nas reuniões do Coema cada estado tem sua participação com temas distintos. “No Piauí tratamos sobre a escassez hídrica na bacia do Rio Parnaíba, além de propor soluções para uso racional e consumo de água no setor industrial piauiense”. 
Os Encontros Regionais têm base nos Conselhos Temáticos de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI - COEMA e têm por objetivo promover a troca de experiências sobre os desafios da indústria relacionados à gestão de água, além de disponibilizar informações sobre a situação dos mananciais e a política de recursos hídricos. Visam ainda avaliar/alinhar o posicionamento da indústria, quanto aos temas.   
Jânio Holanda – ASCOM/FIEPI