Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

NÃO PRECISA EXPLICAR! EU SÓ QUERIA ENTENDER

Por: Benedito Gomes(*)
Já se passaram alguns anos, mas a Rede Globo apresentou durante muito tempo um programa denominado “Planeta dos Macacos”. Era um programa interessante: pessoas caracterizadas de animais faziam perguntas mirabolantes umas às outras e tendo sempre respostas sem nenhuma lógica que terminavam em gargalhadas.
Em um determinado quadro, um macaco apresentando um visual de aproximadamente cinquenta anos, sempre se destacava entre os demais, pelo seu bom nível cultural. Às vezes ele fazia uma pergunta a um macaco jovem e antes que este respondesse o interlocutor batia com a mão na testa e dizia: “Não precisa explicar, eu só queria entender!”
Realmente existem coisas que mesmo explicando a gente não entende. Não sei, por exemplo, como a nossa Santa Casa de Misericórdia, que presta serviços ao povo de Parnaíba e cidades vizinhas, tem sido tão maltratada nos últimos tempos. Há sessenta anos a Santa Casa operava com 95 a 100% de sua capacidade; hoje acho que não chega a 20%. Por que não equipar a Santa Casa com o que há de mais moderno na área da saúde? Ouço até falar que dinheiro público é aplicado em hospitais particulares. E por que não na Santa Casa?
Outro item que eu gostaria de entender se refere à Educação, diretamente às nossas escolas, municipais e estaduais de Parnaíba e demais municípios. Moramos num pais tropical, abençoado por Deus e quente por natureza. Estamos localizados no meio da Terra, somos inclusive cortados pela linha do equador. Isso quer dizer que os raios solares nos atingem diretamente de cima para baixo sem fazer curva. Sabemos que em nosso planeta a temperatura aumentou em dois graus nos últimos anos. E o que o calor tem a ver com nossa educação? Ah, ia esquecendo: nossos milhares de professores e milhões de alunos são os que mais sofrem com essa situação.
Salas de aula climatizadas
Confira comigo: Prefeitura tem ar-condicionado, Câmara Municipal tem ar-condicionado, bancos tem ar-condicionado, lojas têm, hotéis têm, restaurante têm, shopping tem, uma série de outros estabelecimentos tem. Por que será que os colégios não têm? Médicos, dentistas, economistas, contadores, comerciários, empresários, prefeitos, vereadores, motoristas e muitos outros profissionais desfrutam do conforto oferecido por uma temperatura de 23 graus. E porque este conforto é negado aos nossos queridos professores e amados alunos? Imagina uma sala de aula com 30 alunos, um professor e uma temperatura de 40 graus! Deve ser difícil trabalhar em ambiente assim.
Acredito que uma sala climatizada isenta do barulho externo, daria ao professor um equilíbrio melhor para seu raciocínio, um melhor desempenho na sua capacidade intelectual e aos nossos alunos um incentivo a mais para permanecer no recinto e trocar ideias com os colegas.
Será que nosso Prefeito, nossos Vereadores, Secretário de Educação, Gerente regional de Educação, pensaram em melhorar a vida de professores e alunos, lhes dando condição de trabalho em um ambiente digno da honrosa missão de Professor? Acho que não.  Afinal, filho de autoridade não estuda em colégio publico. Você entendeu?
(*)Benedito Gomes
Contador(UFPI)