Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O jovem na política

Por: ZOZIMO TAVARES

As pesquisas de intenção de voto para as próximas eleições mostram, antes de tudo, uma eloquente apatia do eleitor em relação à política. Para se ter uma ideia, a 20 dias do pleito, pelo menos 70% dos eleitores declaram que ainda não sabem em quem votar para vereador. A indiferença do eleitor em relação à política aumentou com o escândalo do petrolão,quando deveria se dar exatamente o contrário.
Pouco há de se esperar em relação à atual geração quanto a mudanças significativas no sistema político brasileiro. É imperioso que se deposite na juventude, então, a esperança de transformações. Nesse sentido, algumas ações que visam despertar o interesse dos jovens pela política já começam a ser tomadas. 
A Câmara dos Deputados realiza, por exemplo, desde 2004, o Programa Parlamento Jovem Brasileiro - PJB. Ele é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. 
A riqueza de aprendizados é grande e os 78 alunos que são empossados como deputados jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somados à experiência de convivência com as culturas e cores de todas as partes do país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político. 
Milhares de estudantes e professores em todos os estados se mobilizaram para trabalhar o PJB em sala de aula e possibilitaram que esses aprendizados também se estendessem a todos os que se inscreveram ao longo de todas as edições. 
Este ano, duas escolas públicas do Piauí, ambas da rede estadual de ensino, mandarão representantes para Brasília, a Fundação Nossa Senhora da Paz, que funciona na Vila da Paz, e Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa, no bairro Morada Nova. A primeira mandará para o PJB 2016 a aluna Antônia Maria Ferreira da Silva. A segunda manda para Brasília o aluno João Marcos Borges da Silva.
Os piauienses selecionados para o programa estarão na Câmara dos Deputados no período de 26 a 30 deste mês, vivendo a experiência de um deputado federal. Este é o caminho. Os jovens devem ser seduzidos para a política, pois será deles, em mais algum tempo, a responsabilidade de governar o país, os Estados e as cidades. Que eles comecem desde já a se preparar para a tarefa e possam fazer mais e melhor que os políticos que aí estão.  (Com informações da Agência Câmara)