Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

ELEIÇÕES 2016 – DENTRO DO ESPERADO

Por: Benedito Gomes (*)
Há 40 anos sou militante da politica Parnaibana, acompanhando de perto o dia a dia dos acontecimentos políticos. Participei de campanhas com Elias Ximenes, Batista Silva, João Silva, Alberto Silva e Mão Santa. Nesse período ganhei experiência, boas amizades, um pouco de conhecimento e uma certa facilidade para responder perguntas ligadas ao assunto.Este ano foram centenas.
Não sou líder politico, não tenho mandato. Talvez por falar com dezenas de pessoas diariamente, as perguntas sejam inventáveis, são quase sempre assim:“como é seu Benedito, o Mão Santa é candidato ou é a Deputada Juliana? Este PT não pode continuar, temos que acabar com ele”. A conversa era sempre a mesma coisa. Via na mídia que o Governador Zé Filho estava em Parnaíba fazendo reunião para unir as oposições, e o Mão Santa dizia: “eu sou a única oposição”. A pergunta do momento é a seguinte: por que Dr. Florentino perdeu a eleição?
A democracia é isso, alternância no poder. Eleição se perde e se ganha, é normal na politica. E o resultado final às vezes começa muito antes.
Dizem as pessoas mais próximas ao nosso prefeito que é um moço educado, culto, competente... mas de politica não entende coisa nenhuma; de petista não tem nada, tanto que deixou de lado a bandeira do partido. Quando você renuncia sua bandeira, você fica sem identidade, sem credibilidade e isso aconteceu aqui com o PT.
Encheu a prefeitura de secretarias, a maioria sem finalidade, apenas para criar emprego fictício e distribuir contra – cheque. Por ultimo baseado não sei em que, com apoio da câmara municipal. Aumentou ITBI e IPTU em mais de 300%, e o resultado disso tudo e por muito mais o povo deu a resposta nas urnas.
Mão Santa vencedor – o que fez então? Fez o que vem fazendo há 40 anos, caminhando pelas ruas, cumprimentando, abraçando e dizendo que é candidato mesmo que não seja ano de eleição.
Chegaram as convenções, candidatos definidos, eleitores atentos e vamos à luta. Dr Florentino com seu PT caindo aos pedaços, acompanhado por quase vinte outros partidos, que praticamente só existem no papel, votos quase
nada. Na oposição, Terere e Gerivaldo, o resultado era esperado, comentado pelas ruas e não deu outra coisa.
Sobrou quem para destronar o prefeito? O competente, o calejado, o experiente, o campeão de votos Mão Santa. Como fez em anos anteriores, foi à rua pedir voto de casa em casa, mesmo tendo muitos amigos não faz mal lembrar: voto de amigo não elege candidato, o que elege são os votos de milhares de desconhecidos e Mão Santa foi atrás deles.
                     Mão Santa buscou votos no corpo-a-corpo
Faltando apenas 15 dias para a eleição a conversa era uma só: esta é do Mão Santa, ninguém toma e coisa e tal. Mas o adversário estava reagindo. E foi ai que chegou o ex-governador Zé Filho, com um bacamarte na mão e deu o tiro de misericórdia. O final da historia todos sabem.
Esperamos que Dr. Francisco tenha uma boa equipe de colaboradores, que tenham ideias, que saibam ouvir e que sejam ouvidos. Para continuar como está não é possível. Parnaíba precisa de uma boa administração.
(*)Benedito Gomes
Contador UFPI