Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

ELEIÇÕES 2016 – UMA BELA HISTÓRIA

Por:Benedito Gomes(*)
A história nunca é contada antes. É preciso que algo aconteça, registros sejam feitos, para ter credibilidade, fique para sempre e que o fato seja usado por futuras gerações quando dele precisarem. Se for contada antes, ai não é historia, é boato.
Nosso prefeito perdeu a eleição, o que é muito natural em politica. Talvez se tivesse tido alguns cuidados teria prorrogado seu mandato por mais quatro anos, com certeza.
Vamos voltar à história. Num passado não muito distante o prefeito enviou à câmara municipal um projeto de Lei aumentando em 18% a taxa de iluminação pública. Foi aprovado sem restrição o aumento foi para nossa conta. Pagamos e a reeleição do senhor prefeito foi uma derrota vergonhosa.
O que houve então com o nosso atual prefeito? Um cidadão educado, culto, jovem, simpático até, mas como politico e administrador público alguma coisa deu errado e estes dois itens foram reprovados pelo povo de Parnaíba.
Não se governa uma cidade distribuindo portarias, criando cargos fictícios, função que não existe em lugar nenhum. Em nossa prefeitura tem por exemplo a “Secretaria de Assuntos Imediatos”. Alguém sabe para que serve? Deve servir para gerar despesas que são imediatamente cobertas com o dinheiro do contribuinte. A geração de despesas foi tanta, que foi preciso lançar mão no dinheiro do IPMP, deixando atrasar o pagamento dos aposentados que são na
verdade seus verdadeiros donos, a prefeitura apenas administra.
A prefeitura contratou não sei aonde e por milhares de reais, uma empresa para calcular o IPTU. Foi um verdadeiro desastre administrativo e politico. Foi tudo aprovado com aval dos nossos “caríssimos vereadores”. Houve residência que o imposto subiu mais de 1000%, sem falar no aumento do famoso ITBI.
Prefeitura não é para dar lucros, também não é para dar prejuízo: é para dar bem estar para seu povo. Será que ruas esburacadas é bem estar? Ir meia noite para marcar uma consulta médica é bem estar? Transporte coletivo sem conforto é bem estar? Não, isso tudo deve ser corrigido numa boa administração.
São dezenas de erros que poderiam ser enumerados, mas o senhor também tem seus acertos, que aliás foram muito bons.
                                      Mão santa: empatia com o povão
Agora ganhar eleição defendendo uma bandeira que já havia sido escondida, a cor mudada, a credibilidade jogada por terra, era muito difícil. O senhor ainda bateu de frente com Mão Santa, um politico corajoso, decidido, com uma longa história na vida publica do nosso estado, missão quase impossível.
Lembro-me que há seis meses diziam que o Dr. Francisco estava politicamente morto. Se era verdade o milagre aconteceu. Há dois mil anos Jesus Cristo ressuscitou Lázaro para a vida material e agora ressuscitou Mão Santa para vida politica.
(*)Benedito Gomes
Contador UFPI