Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

AINDA ELEIÇÕES 2016 E OS GRANDES VENCEDORES

Por:Benedito Gomes(*)
2016 começou de vento em popa na área Politica - no Brasil e no mundo. Por aqui o assunto predominante em todo o primeiro semestre foi corrupção, desvio de dinheiro público, roubo mesmo, não pelo cidadão que trabalha, produz, paga impostos, não! Esta prática é exclusiva dos nossos Políticos, aqueles homens que se apresentam com grandes ideias, soluções para quase tudo e depois de eleitos a maioria não tem nenhuma capacidade para administrar o bem público. O que víamos diariamente nos noticiários eram políticos envolvidos em todo tipo de falcatruas, processados, sendo investigados e, mesmo assim, cassaram os mandatos da Presidente da República e do Presidente da Câmara. Os assuntos políticos continuavam a todo vapor, pois estavam se aproximando as eleições municipais e em um pais com mais de trinta partidos, hajam acordos. 
No Piauí a grande disputa pelo voto dos eleitores e pelo o cargo de prefeito, era sem dúvida em Teresina e Parnaíba. Na capital deu o que o povo esperava: Firmino Filho. Em Parnaíba deu o que a cidade precisava, Mão Santa.
A eleição de maior repercussão no mundo foi a de Trump nos Estados Unidos e no Brasil foi a de Mão Santa em Parnaíba. 
                                    Donald Trum e Mão Santa
Encontrei Mão Santa no ano passado no Sesc Praia, em Luis Correia, e foi logo me dizendo: “sou candidato a Prefeito e sou a única oposição a este PT que tai”. Mão Santa sabia da dificuldade para enfrentar uma campanha para prefeito. Politicamente estava só; eleitoralmente, tinha milhares de pessoas do seu lado e sabe como ninguém que é melhor “enfrentar a dúvida da vitória do que a certeza da derrota”. Ficou com a primeira opção e se deu bem. 
Nos Estados Unidos o candidato republicano com um discurso forte, com cara de homem sério e destemido (nós estamos precisando muito de um assim), ganhou com certa facilidade da candidata democrata.
Três dias após a eleição americana, o Presidente Obama convida o eleito para conhecer a Casa Branca. Trataram de assuntos diversos, inclusive a transição do governo, que lá está tudo pronto e é só sentar e continuar governando, fazendo as adaptações necessárias. E aqui, como está? 42 dias após a derrota governamental, com olhares tristonhos, lágrimas a rolar, demissões em massa de quem nada fazia, débitos milionários, salários como da pessoa de iniciais E.L.A “PCSE NVIII 40H”, lotada na escola Gastão Neves Rodrigues, Portinho, no valor de R$ 12.780,87... Por isso e muito mais é que a mudança deverá ser feita via Judicial.
Nos estados Unidos, o grupo vencedor continua com Trump. Os derrotados juntos com Hillary, o que é normal onde há seriedade. E por aqui? Em poucos meses Dr. Florentino estará sozinho, pois muitos dos que lhe apoiaram estarão batendo à porta de Mão Santa, pedindo portaria e dizendo "sempre votei em você". São os chamados políticos TAPIOCA: é só virar de lado, tá pronto.
(*)Benedito Gomes
Contador UFPI