Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

De que serve mesmo a presença do IPHAN em Parnaíba?!!!

                            Salvem o nosso Patrimônio Histórico!
Qualquer pessoa mais atenta que percorre o centro da cidade, notadamente naquela área comercial em frente à Praça dos Poetas, constata facilmente que estão destruindo, irresponsavelmente, nosso patrimônio histórico. Casas antigas são derrubadas constantemente, em plena área tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.  
                                   Fachada sendo modificada
Em Parnaíba há uma chefe de serviços daquele órgão, que nada faz. Foi nomeada pelo casal deputada Iracema/ Senador Ciro. Trata-se de Priscilla Carvalho, que vem a ser parente da esposa do suplente de deputado José Hamilton Castelo Branco. A moça não liga para denúncias que lhe chegam, apenas sugere que o denunciante entre em contato com a chefia do órgão em Teresina, que também é omissa e igualmente foi nomeada pelo senador Ciro Nogueira. Ou seja, esses políticos de nossa bancada federal que nada fazem de relevante para o Estado, apenas se preocupam em indicar para cargos, terminam prejudicando a cidade.
MULTAS
                                   Fachadas já modificadas
Consta que tempos atrás multou-se o proprietário de uma lanchonete – Café no Ponto – que fica na área da qual estamos falando, exatamente porque ele fez uma reforma no local sem a consulta prévia e aprovação do IPHAN. Agora derruba-se prédios, modifica-se as fachadas nas imediações, que era proibido, e nada acontece. Daí se pergunta: e por que foi mesmo que o tal órgão fez tantas exigências à prefeitura no que diz respeito ao projeto de transformar a “Praça dos Poetas” em Shopping dos Camelôs? Foi tanta “frescura” que acabou o governo de Florentino Neto e a obra não saiu do papel. Aliás, foi mais uma promessa de campanha de Florentino Neto que desceu pelo ralo, embora tenha sido anunciada ainda em 2013 como uma das primeiras grandes obras de sua gestão. Agora o povo do prefeito eleito Mão Santa quer saber se o dinheiro que estava guardado para este empreendido ainda existe ou foi gasto em quê?
EM TEMPO: 
A história do IPHAN em Parnaíba foi tema de audiência pública na Câmara Municipal em agosto de 2013. Confira no link abaixo: