Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O Prefeito Florentino Neto quer sair pela porta dos fundos?!

Por: Bernardo Silva (*)
Eu acho que ninguém imaginou que o fim do governo do prefeito Florentino Neto fosse tão melancólico, como está sendo. Depois que perdeu a eleição, tratou logo de demitir pessoal, passando a impressão que esta leva de “servidores” não tinha importância alguma. E que a Prefeitura poderia ficar muito bem esses dois meses e 15 dias sem eles.
Depois vem as denúncias de atrasos de pagamento de fornecedores, falta de merenda escolar, que já é um assunto antigo; o tribunal de contas colocou no seu portal da transparência o nome daquele “monte” de funcionários, ganhando salários, alguns até esquisitos, dinheiro demais para uns...
E agora vem a denúncia que a equipe de transição nomeada pelo prefeito Florentino não quer passar informações para a equipe nomeada pelo prefeito eleito Mão Santa. Há mais de 15 dias que as duas equipes foram apresentadas, o prefeito atual disse que a transição iria acontecer normalmente, mas não é isso o que está ocorrendo.
Nem uma sala que foi pedida pela assessoria de Mão Santa para que pudesse trabalhar na prefeitura para analisar documentação, contratos, convênios, etc., nem a sala foi viabilizada.
E é de se estranhar que o que se sabia era que a administração municipal era exemplo de transparência. E o que mudou depois da derrota? Por que essa má vontade toda? Sim, porque assessores como o chefe de gabinete, vereador Cardoso e o controlador geral do município, Francisco Eudes, disseram para a equipe de transição de Mão Santa que não sabem de nada, não têm informação nenhuma pra repassar..
Tá tudo muito esquisito.
                  Quem falhou? O aluno ou o professor? Ou os dois?!!!
A esta altura como é que deve estar se sentido o ex-prefeito José Hamilton, que foi quem preparou o atual prefeito para sucedê-lo? Deu a ele 4 anos de aprendizado, como chefe de gabinete; depois mais 4 anos como vice prefeito e viu de longe ele atuar 4 anos como prefeito e no final ser desaprovado pela população.
Será que o Zé Hamilton não ensinou direito o seu aprendiz? Sim, o Zé Hamilton quando disputou a reeleição em 2008 dizia que só fazia aquilo porque não existiam lideranças novas e que ele já tinha cumprido o seu papel. E em 2012 lançou Florentino, dizendo que seria ele um prefeito melhor, que iria superá-lo... Não deu!
Das promessas feitas em 2012 para o que aconteceu até 2014 faltou muita coisa. Inclusive não se entende como uma prefeitura que possuía quase 50 advogados e pagava mais uma banca de advogados em Teresina, nunca tenha tido condição de derrubar uma liminar impetrada no Tribunal de Justiça pela cooperativa de vans, proibindo licitação para a entrada de ônibus como transporte coletivo em Parnaíba. É a segunda cidade do estado, a mais importante depois da capital, que não possui linhas de ônibus no transporte coletivo.
Quem vai entender isso?
Mas isso já é passado. O governo parece que acabou antes do tempo. É pensar e torcer para que o próximo prefeito olhe mais para a população e se disponha a cuidar mais das pessoas. O que não aconteceu na gestão do Sr. Florentino Neto.
(*)Bernardo Silva - jornalista e professor