Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Governo suspende reajuste e concursos e admite risco de atraso de salários

Secretário Rafael Fonteles (Foto: Portal AZ)
O secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, admitiu na manhã desta segunda-feira(18/09) que o governo tem dificuldades em manter em dia a folha salarial do Estado. Isso porque ultrapassou o limite legal para gastos com servidores. Com isso, estão suspensos novos concursos e reajustes de servidores.
Embora as despesas de pessoal estejam altas, Fonteles descarta, pelo menos por enquanto, risco de atraso ou parcelamento dos salários, como já ocorre em pelo menos 20 das 27 unidades da Federação.
O esforço do governo, diz o secretário, é o de focar na regularidade do pagamento da folha salarial, que em dezembro tem um valor adicional do 13º salário.
Nos seis primeiros meses do ano, de acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Fazenda, no final de julho, as despesas com pessoal fecharam em R$ 2,822 bilhões. Isso representa bem mais da metade do valor previsto, de R$ 4,422 bilhões para todo o ano.
Na entrevista desta manhã à TV Cidade Verde, o secretário informou que o Estado do Piauí já ultrapassou o limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Esse limite é de 46,55% das receitas aplicadas ao pagamento de salários. (Cláudio Barros)