Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 24 de setembro de 2017

NASF promove caminhada pelo setembro amarelo

Este mês de setembro tem sido repleta de ações em prol da luta e valorização da vida através do Setembro Amarelo. Para engajar toda a população à causa a equipe do NASF e com apoio do secretário de saúde, Valdir Aragão, realizou nesta quinta-feira, 21, caminhada alusiva ao setembro amarelo.

Cerca de 60 pessoas vestiram amarelo e branco para participarem da caminhada, que iniciou na Beira rio e passou por ruas do bairro do Carmo. Cada participantes levou seus balões e cartazes para chamar a atenção de quem estava passando pela caminhada.

Para coordenadora do NASF, Francisca Oliveira, é essencial promover a conscientização sobre o suicídio para a sociedade. "As ações do Setembro Amarelo estão sendo realizadas para promover a saúde e fortalecer a participação da sociedade ao falar sobre o assunto".
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil ocorrem, em média, 32 mortes por suicídio a cada dia e ocupa o 8º lugar em morte  por suicídio.
Segundo a psicóloga Paula Tayse Oliveira, o suicídio não acontece do nada, mas que se trata de uma consequência decorrente de uma série de fatores de natureza emocional, psicológica e até mesmo física.

O Ministério da Saúde divulgou seu primeiro Boletim Epidemiológico sobre o suicídio no Brasil. Um dado é alarmante: a taxa de suicídio no Piauí é 57% maior que a nacional. Somente em 2015, foram 8,8 casos de suicídio para cada 100 mil habitantes no Estado e no mesmo ano, no Brasil, essa taxa foi de 5,6 para cada 100 mil habitantes.
O evento contou com participação dos Residentes multiprofissionais da UFPi, NASF e ESF.                        
(Camila Neto)