Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Criança é estuprada dentro de penitenciária no Piauí

Foto: Sejus
Por Valéria Amorim e Rebeca Lima
Uma criança foi vítima de estupro dentro da Penitenciária Major César Oliveira, município de Altos, no último final de semana. A menor foi encontrada despida por agentes penitenciários no pátio da unidade ao lado de um dos presos, que também estava sem roupas. 
"No local existe uma área em que os presos costumam realizar alguns serviços de manutenção ficando mais livres durante suas atividades", explica um dos agentes penitenciários.
De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), a criança teria sido levada para o presídio pelos próprios pais, que inclusive, tinham conhecimento do crime. Segundo as informações, a suspeita é a de que, por não ter condições financeiras, a família da vítima teria aceitado dinheiro em troca do abuso.
"O preso já havia sido acusado de pedofilia", disse o agente, o qual informa ainda que, a visitação de crianças e adolescentes em penitenciárias deve ser primeiro agendada e acompanhada por uma equipe do Serviço Social. Entretanto, isso não ocorreu com a vítima que chegou a dormir com o detento.
O preso foi levado para a Central de Flagrantes de Teresina.
O Conselho Tutelar do município informou que ainda não tomou conhecimento sobre o caso.
A Secretaria de Justiça  divulgou uma nota sobre o caso, informando que, será realizada uma investigação para apurar o ocorrido.
Confira a nota na íntegra:
Nota
Durante a visita de sábado, os pais, junto com a criança, visitaram um dos presos da unidade.
Finda a visita, a gerência notou a ausência de uma pessoa na saída dos visitantes e, imediatamente, fez uma vistoria, encontrando a criança em um dos módulos da unidade.
Feita a identificação, o preso, os pais e a criança foram encaminhados à Central de Flagrantes de Teresina, onde prestaram depoimento.
Segundo a gerência, exame de de corpo de delito foi feito pelo IML na criança. Uma investigação, no âmbito da Secretaria de Justiça, também está sendo aberta, para apurar o ocorrido.