Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 31 de outubro de 2017

DE ACORDO COM PORTARIA DO DENATRAN PEDESTRES E CICLISTAS SERÃO MULTADOS

Portaria do Departamento Nacional de Transito (DENATRAN), órgão do Ministério das Cidades publicada no Diário da União da última 6ª feira, 26, determina multas para ciclistas e pedestres que não obedecerem a sinalização de trânsito.
COISA ANTIGA
A medida já consta do Código Brasileiro de Trânsito. faltava a  regulamentação. Para o pedestre, a multa será R$ 44,19. Já o ciclista pagará  multa de R$ 130,16 e ainda terá a bicicleta apreendida. A medida passa a valer a partir de abril de 2018 em todo o território nacional.
FATO COMUM
É muito comum pessoas atravessarem as ruas ou avenidas fora da faixa de segurança ou ainda, com o sinal vermelho. Com relação aos ciclistas, eles  abusam andando na contramão, pondo em risco não só sua própria vida, mas dos transeuntes.
COMO SERÁ
A aplicação das multas  será feita pelos Agentes de Trânsito colhendo nome, endereço, CPF e RG do infrator. O formulário será semelhante aos  que são utilizados para multar motoristas infratores. Se o infrator tiver CNH, a multa pode ser retirada pela internet.
VIROU PIADA
A portaria do DENATRAN virou piada nas redes sociais. Todos querem saber quem vai fiscalizar pedestres fora da faixa ou furando o sinal. Alguém vai dá o nome, CPF, RG e endereço para ser multado? A lei brasileira diz que ninguém é obrigado produzir prova contra si mesmo.(Pedro Alcântara)