Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 24 de outubro de 2017

E o dever de casa, quem fez?

Audiência na APPM: prefeitos de pires na mão
Por:Zózimo Tavares
Quase 200 prefeitos se reuniram ontem, na Associação Piauiense de Municípios (APPM), em uma audiência pública, para discutir alternativas e solicitar apoio da bancada federal com o objetivo de enfrentar a crise econômica nas cidades piauienses.
Entre as pautas, o encontro abordou a adoção de medidas emergenciais para o auxílio e melhoria da gestão pública nos municípios. Em outras palavras, os prefeitos querem mais dinheiro para gastar mais.
A audiência contou com a participação de apenas quatro deputados federais – Assis Carvalho (PT), Júlio César (PSD), Marcelo Castro (PMDB) e Paes Landim (PTB). Os prefeitos aguardavam a presença de um número maior e reclamaram a ausência dos demais parlamentares.
No evento, foi assinado um ofício, por todos os prefeitos presentes, para ser enviado através da Confederação Nacional de Municípios (CNM) à Presidência da República, solicitando de maneira emergencial o auxílio financeiro aos Municípios.
O documento também pede o apoio de todos os deputados federais e senadores do Piauí.
O presidente da APPM, Gil Carlos, destacou que as cidades piauienses estão vivendo um período difícil, a ponto de comprometer a folha de pagamento.
Vacas magras
Ora, os prefeitos sabem que estão malhando em ferro frio. Há muito tempo, eles foram alertados para a gravidade da situação. Na época das vacas gordas, fizeram incontáveis “marchas a Brasília”, no governo da presidente Dilma Rousseff, e voltaram de mãos abanando. Como eles irão conseguir recursos extras de Brasília em tempos de grave crise?
É fato que muitos municípios estão em situação crítica por causa da crise. Mas é fato também que a esmagadora maioria simplesmente não fez o dever de casa, não se planejou, não fez contas. Os prefeitos gastaram como se não houvesse amanhã. E esse amanhã chegou com a conta.