Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 21 de outubro de 2017

Isto é uma vergonha! CODEVASF não tem planejamento de coisa nenhuma para o PI

Por:Tomaz Teixeira
Foi preciso Avelino Neiva ser nomeado para a CODEVASF, para realmente sabermos que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales dos Rios São Francisco e Parnaíba não tem nada planejado para as margens do Parnaíba e de seus afluentes.
 Culpa de quem? Da classe política despreparada e inoperante do Piauí. É inadmissível que depois de 30 anos acoplado à CODEVASF, (Projeto de Lei do então senador Freitas Neto) uma nobre decisão, o Rio Parnaíba, nada tenha de concreto no aproveitamento de suas ricas margens, a não ser os dois projetos pilotos presentes do Presidente Sarney ao Governador Alberto Silva, em conjunto com a implantação do CENTRO NACIONAL DE PESQUISAS DA EMBRAPA, com sede em Parnaíba, durante o governo do Presidente maranhense.
Sarney enxergou longe e com visão de estadista. Junto com Alberto Resultado de imagem para presidente sarney e alberto silvaResultado de imagem para presidente sarney e alberto silvaSilva, único gênio da política do Piauí no comando do estado, pela larga soma de obras estruturantes, sempre direcionadas para o futuro do estado. Leia-se: UFPI, Terminal de Combustíveis, Rodovia  PI 4 com 900km de asfalto, ligando Floriano a Corrente e a discutível navegação do Parnaíba, com dois barcos que subiram o rio até alcançar a cidade de Guadalupe.
Com a implantação do Centro Nacional de Pesquisas da Embrapa, emResultado de imagem para PLATÔS DE GUADALUPE piauiParnaíba, Sarney e Alberto Silva, decidiram por dois projetos pilotos (protótipos) para alavancar o desenvolvimento das margens do Parnaíba: os TABULEIROS LITORÂNEOS E PLATÔS DE GUADALUPE, dois pilares modelos, que, infelizmente, não foram seguidos pelos sucessores de Alberto Silva e nem pelos prefeitos ribeirinhos do Parnaíba. Um descaso imperdoável.
Veio Felipe Mendes, para a presidência da CODEVASF e nada acrescentou. Agora Avelino Neiva que terá pouco tempo durante o Resultado de imagem para irrigação no rio sao franciscoGoverno Temer, para realizar algo de sustentação produtiva, como acontece nas margens do São Francisco, desde Minas Gerais, passando pela Bahia, Sergipe, Alagoas  e Pernambuco, quando, de lá, eles mandam frutos para todo país e exportam para Europa, Ásia e Estados Unidos. Enquanto isso, piauienses e maranhenses, nada produzem em larga escala, não aproveitando esse mega canteiro agrícola, margeando o Parnaíba,  somando 1.600 km desde suas nascentes até desaguar no Atlântico, formando o nosso maravilhoso Delta do Rio Parnaíba, com 77 ilhas, que, incompetentemente não é mostrado ao mundo como uma dos três únicos Deltas do mundo, também, no Rio Nilo, Egito, e Rio Mekong no Sudeste Asiático, no Vietnam.
Avelino fala em revitalizar a navegação do Rio Parnaíba, mas, sabe que não terá tempo para isso, a não ser elaborar um competente projeto para ser continuado por outra gestão.
Pelo menos, Avelino, trouxe uma notícia triste e ao mesmo tempo Resultado de imagem para avelino neiva codevasftambém, irresponsável, quando diz que a CODEVASF já investiu nos últimos anos R$ 350 milhões, no Piauí, uma merreca, mas se tivessem investido toda essa soma de recursos em canais de irrigação, já estaríamos importando menos para o CEASA hoje CEAPI. R$ 350 milhões jogados fora. Que pena!!
Condenamos a idéia de fazer poços tubulares em regiões do semiárido, isso não é missão da CODEVASF, quando é sabido que a Empresa tem o objetivo de desenvolver o potencial  agrícola das margens do Parnaíba, como a décadas, já acontece com sucesso, nos Estados banhados pelo São Francisco.
Faz pena ouvir os diretores da CODEVASF perdidos no tempo e no espaço, quando um deles fala de construir uma sede para a empresa e o outro que se diz economista e planejador, não ter até hoje, nenhum projeto consistente de expansão de canais de irrigação, como meta básica para transformar o Piauí de estado pobre em estado riquíssimo.