Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Praça da Graça: Solenidade marca a reinauguração da principal praça de Parnaíba

Criada em 1917, pelo interventor federal Nestor Veras, a centenária Praça Nossa Senhora da Graça, no centro de Parnaíba, que em décadas passadas foi um dos mais importantes e procurados pontos de encontro, de lazer e de negócios dos parnaibanos e turistas, foi reinaugurada na noite desta quarta-feira (18) pelo prefeito Mão Santa, no dia em que aquele logradouro completava 100 anos de existência. 
Tendo à frente dos trabalhos de recuperação do local as equipes da Secretaria de Infraestrutura, lideradas por Maria da Graça Moraes Souza Nunes (Gracinha), o logradouro público que, com o passar do tempo, não recebeu a devida atenção e manutenção de governos anteriores, perdendo parte de sua história e beleza, como a fonte d’água e o lago, tudo foi completamente reestruturado. Foi empreendida uma verdadeira arte de engenharia e paisagismo, que arrancou elogios e olhares de admiração e orgulho, do imenso público que esteve presente no ato inaugural.
O ambiente que já está sendo chamado de “a Nova Praça da Graça”, ganhou, além da fonte e espelho d’água, vários canteiros estruturais com design em brita e plantas ornamentais, espalhados pelos quatro cantos da praça, mapa turístico da cidade, marco zero e até um jardim suspenso. Em sua fala ao público, Gracinha destacou a relevância da praça para a cidade, lembrando que no passado os encontros familiares eram uma tradição, de amigos e de casais de namorados no local. Ela lamentou a não importância dada à praça, em anos posteriores, tornando-a esquecida, largada na escuridão e aos perigos da noite.
“Quando criança, lembro que toda a cidade vinha pra cá no Natal, com suas  famílias. Ao longo de todo o ano,  a praça tinha vida noturna, mas infelizmente essa tradição foi se perdendo e são esses momentos gloriosos da nossa querida Parnaíba que estamos trazendo de volta para os parnaibanos”, comemorou.
Vida noturna que claramente já começa a ser resgatada pela população, turistas, comerciantes e artistas de rua, que ontem lotaram a praça e deram um show à parte. A variedade de lanches à venda era imensa e quem gostou, claro, foi a clientela que, em poucas horas, esgotou o estoque de cachorros quentes levados pela vendedora ambulante Maria José dos Santos Lima, que há 25 anos atua nesta área.
“Consegui vender rapidamente toda a mercadoria que trouxe. A Praça está muito linda, muitas pessoas vieram ver como a praça ficou e a administração está de parabéns. O prefeito Mão Santa está nos possibilitando trabalhar mais e consequentemente lucramos mais também”, elogiou, aos risos.
O evento contou com a presença de inúmeras personalidades e autoridades políticas, como: deputado Dr. Pessoa, os prefeitos de Piripiri e Murici dos Portelas, respectivamente, Luís Cavalcante de Meneses e Ricardo Sales, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Zé Filho; a deputada estadual Juliana Moraes Souza, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adalgisa Moraes Souza, o secretário de Governo, Carlos Eduardo, a secretária de Educação, Altair Marinho, o secretário de Esportes, Maksuel Brandão, o secretário imediato do prefeito Mão Santa, Valdir Aragão e o presidente da Câmara Municipal, Geraldinho, além dos vereadores, Carlson Pessoa, Daniel Jackson e Joãozinho da Unimagem.
A programação de reinauguração da praça teve apresentação do Coral Infantil da Escola Municipal Roland Jacob, sob a regência do maestro Beetholven Rodrigues da Cunha; da Companhia de Dança da Ilha Grande de Santa Isabel e da performance do grupo de Street Dance, formado por jovens do Programa Pro Jovem da Baixa da Carnaúba. 
A noite ainda cedeu espaço à entrega de Medalhas e Diploma do Mérito Municipal, a cidadãos que há anos contribuem com seus bons serviços na Praça, além daqueles que de alguma forma lutaram pelo engrandecimento da cidade.
Veja abaixo a relação completa dos homenageados:
Antônio Carlos dos Santos – engraxate desde 1959
Antônio José da Silva (O Guarani) – engraxate 
Antônio Lúcio de Carvalho – produtor rural de fruticultura (acerola)
Antônio Véras Magalhães Vieira – técnico em edificações
Armando Cajubá de Britto Filho – médico radiologista
Bernardo Batista Leão 
Beetholven Rodrigues da Cunha – maestro internacional
Carlos Antônio de Sousa júnior – engenheiro de praças
Djalma Borges dos Santos – produtor rural pecuarista
Edilberto Mendes Vila Nova – delegado chefe da Polícia Federal de Parnaíba
Francisco das Chasgas Sampaio – proprietário da Banda de Revista O Louro
Germano Pinho de Morais – cirurgião de cabeça e pescoço
Jean de Pinho Mendes – produtor rural de gado leiteiro
José Pessoa Leal – deputado estadual e médico
Landerson Moura Fernandes carvalho – presidente da AJE-PI
Luís Cavalcante de Meneses – prefeito de Piripiri
Manoel Arcanjo Oliveira – produtor rural
Manoel Moreira de Abreu Filho – médico e produtor rural
Marcos Roberto Costa dos Santos – delegado da Polícia Federal
Odervaldo Nóbrega de Sousa – produtor rural
Paulo Afonso Lages Gonçalves Filho – Intermed
Paulo Roberto Bezerra de Oliveira – vereador
Raimundo Nonato Albuquerque – proprietário da Hotsat
Sabino Paulo Alves Neto – conselheiro do TCE e deputado estadual
Santina de Brito Bezerra – proprietária de banda de revista