Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

APAE realiza palestra alusiva ao outubro rosa



Encerando as comemorações alusivas ao Outubro Rosa, as mães dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Parnaíba, tiveram uma palestra ministrada pelo médico Nereu Bastos Teixeira Costa, no auditório da própria instituição, contando com cerca de 50 mães.
O médico ressalta a importância de realizar a mamografia, como forma de detectar precocemente o câncer de mama.  “A principal forma de prevenção é a realização da mamografia anual ou bienal, dependendo da idade. Pode-se também evitar os fatores de risco, como fumo, excesso de bebidas alcoólicas, obesidade, falta de atividade física, dentre outros”, esclarece.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, a doença afeta 1 em cada 15 mulheres brasileiras. A notícia é boa: os avanços no diagnóstico e tratamento do câncer de mama elevaram as chances de cura para 90% quando descoberto no início. O problema: no Brasil, a mortalidade continua alta porque 30% dos casos são diagnosticados em estágios mais avançados, quando o índice de cura é baixo. 
Meire Ferreira, 48 anos, foi detectada com câncer de mama há quatro anos e logo foi submetida à cirurgia e depois de todo o processo fez sessões de radio e, por fim, conseguiu vencer o câncer.  “Foi um caminhada longa, mas com muita fé. E hoje venci o câncer”, relatou.
A Campanha “Outubro Rosa” que busca conscientizar o público feminino sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
Maria Heloneida Araujo, 54 anos, se disse muito responsável quando o assunto é saúde. “Foi bom participar dessa palestra porque nos ajuda a conscientizar acerca da prevenção do câncer de mama”,falou.
As mulheres podem, em casa, fazer o autoexame com cuidado, preferencialmente uma vez por mês, sempre a partir do final da menstruação ou, na menopausa, em um dia específico do mês. Lembre-se: o autoconhecimento não substitui o exame clínico realizado pelo médico ou a mamografia.
Ao final foi servido um lanche e realizaram sorteios de prevenções, mamografias e brindes para os presentes. Contou com a presença da equipe APAE, Virginia Costa, estudante de enfermagem que aferiu a pressão. Contou com apoio dos funcionários da APAE envolvidos no planejamento e realização do evento e Faculdade Mauricio De Nassau.

Camila Neto- jornalista