Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 25 de novembro de 2017

NASF promove caminhada em prol da campanha do Novembro Azul

Por:Camila Neto
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), promoveu na tarde desta sexta-feira, 24, atividade alusiva à campanha Novembro Azul na cidade de Parnaíba.
A Campanha Novembro Azul, que esta sendo realizada pela secretaria municipal de saúde, em parceria com o NASF, busca orientar a população masculina, principalmente, sobre o câncer de próstata.
De acordo com a coordenadora do NASF, Francisca Oliveira, o objetivo é incentivar a população a tomar medidas preventivas quanto à saúde do homem e conscientizar para adoção de estilo de vida mais saudável.
 “A prevenção é decisiva para evitar que a doença se instale. Precisamos estar mais conscientes e deixar os preconceitos de lado”, completou coordenadora.
 
Cerca de 300 pessoas vestidas de azul para participarem da caminhada, que teve inicio do Mirante até Parnaíba Shopping. Durante a caminhada foi distribuído folders informativos, fitinhas, e balões, contando ainda com presença de profissionais para aferição de pressão arterial dos  participantes.
O evento foi uma promoção da Secretaria de Saúde, através da Atenção Básica e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), em parceria com SEDESC, presidente dos ACSs, os ACSs, profissionais do NASF, preceptores da Faculdade Mauricio de Nassau e os alunos, grupo Viva com Saúde, Grupo Sob Medida, Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros e a comunidade.
Novembro é o mês da prevenção contra o câncer de próstata e para chamar a atenção para a saúde do homem e por isso passou a ser denominado, Novembro Azul. 
O objetivo é conscientizar homens na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde sobre o risco da doença. O exame aumenta as chances de cura, em até 90%, mas o preconceito e a falta de informação distancia o público-alvo, aumentando os casos no Brasil.