Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Dezembro laranja alerta para o câncer de pele

A saúde escolheu trabalhar com uma cartela de cores para chamar a atenção da população para a prevenção de doenças importantes, como o amarelo ( prevenção ao suicídio, no mês de setembro); o rosa ( câncer de mama, em outubro); o azul ( câncer de próstata, em novembro); e, agora, o laranja ( câncer de pele, dezembro).
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA , o câncer de pele corresponde a 30% de todos os tipos de tumores malignos do Brasil, um país tropical onde há sol praticamente o ano inteiro.  No Piauí, mais próximo da linha do Equador, a incidência solar é ainda maior. Portanto, o cuidado aqui deve ser redobrado.
A prevenção, como em todas as doenças, é o caminho mais recomendado, bastando, neste caso, evitar a exposição ao sol entre o horário de 10h e 16h, usar bastante protetor solar, além de acessórios como sombrinhas, bonés e chapéus, e, claro, procurar o médico ao menor sinal de mancha anormal na pele.
O sol tem efeito cumulativo, o que significa que a exposição aos raios solares recebidos desde a infância vai  gerando efeitos que se somam ao longo da vida do indivíduo. Pessoas de pele clara são mais sensíveis, o que não significa dizer que as morenas não estejam sujeitas à doença. Bom mesmo é pegar carona no alerta laranja e proteger a pele para viver mais e com saúde.(Cláudia Brandão)