Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Governo do Estado vai zerar fila por cirurgias de catarata com mutirões, diz deputado

Em discurso na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (4), o deputado Dr. Hélio Oliveira (PR) disse que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, pretende zerar a fila de espera por cirurgias de catarata por meio dos mutirões que devem ser realizados até o final do ano.

O parlamentar falou da grande procura pela cirurgia, quando, na última quinta-feira (30), cerca de 800 pessoas participaram da triagem no Mutirão de Catarata no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, onde serão realizadas 200 cirurgias neste ano.

Também durante o discurso, o parlamentar destacou a reabertura do Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa, em Buriti dos Lopes, pelo governador Wellington Dias, nesse domingo (3), onde anunciou um Mutirão de Cataratas com previsão de realização de outras 100 cirurgias.

“Graças a essa ação social do Mutirões de Catarata, o governador Wellington Dias e o secretário de Saúde, Florentino Neto, pretendem zerar a fila de espera por cirurgias de catarata em todo o Piauí. É uma forma de contemplar as pessoas mais humildes que precisam desses procedimentos, que custam em média R$ 8 mil, mas que terão esse benefício gratuitamente”, assinala o deputado.

O deputado frisa que no HEDA, em Parnaíba, também está sendo realizado o Mutirão de Cirurgia Geral Adulto e Pediátrica, com 70 procedimentos cirúrgicos de vesículas, hérnias, histerectomias, próstata, entre outros casos. Esse mutirão acontecerá aos finais de semana, até o dia 17 de dezembro, com 10 cirurgias por dia, em média.

TITO FERREIRA