Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 9 de dezembro de 2017

Sistema penitenciário do Piauí tem taxa de ocupação de 170%; confira os dados

Dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), apontam que o sistema penitenciário do Piauí tem uma taxa de ocupação de 170,6%

Os números, atualizados em junho de 2016 e divulgados nesta sexta-feira (08/13), registram que o Piauí, à época, tinha uma população carcerária de 4.032 presos para 2.363 vagas em unidades penais. A taxa de ocupação é calculada pela divisão do número total de pessoas privadas de liberdade e a quantidade de vagas no sistema prisional.

O relatório aponta, ainda, que a taxa de aprisionamento (número de presos por cada 100 mil habitantes) do Estado é de 125,6 – segunda menor do país, sendo a do Mato Grosso do Sul a maior, 696,7 – e que a população carcerária do Piauí é a 4ª menor do Brasil (ficando atrás apenas de Roraima, Amapá e Tocantins) e a menor do Nordeste.

O Brasil tem, de acordo com o Infopen, 726 mil pessoas privadas de liberdade no sistema carcerário e apenas 368 mil vagas. A taxa de ocupação média nacional dos presídios é de 197,4% e a taxa de aprisionamento é 352,6. O país possui, com isso, a terceira maior população carcerária no mundo, atrás dos Estados Unidos e da China.(Fonte: Com informações da assessoria)