Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Submarino- para que serve mesmo?

Por:Benedito Gomes(*)
Revendo a história da humanidade você encontra de tudo, desde os grande projetos de irrigação, cinco mil anos antes de Cristo, abastecidos com água do Rio Tigre, na Região de Nínive, na Antiga Mesopotâmia, até as sangrentas batalhas pela tomada de Constantinopla, pelos exércitos bizantinos e otomano, em épocas diferentes.
A dificuldade dos combatentes era muito grande, visto que a locomoção de uma região para outra era feita a pé e demorava meses, transportando flechas, principal armamento, e tudo o que fosse necessário para derrotar quem encontrasse pela frente.
O artefato bélico foi se aprimorando. Em 1863 o senhor Horace Lawson Hunley, inventou uma arma mortífera que chamou de Submarino. De lá aos nossos dias o Submarino reinou nos oceanos e mares de nosso planeta. As grande potências investiram milhões e milhões em submarinos, entretanto, os benefícios a favor da humanidade não apareceram. Há relatos que durante a segunda guerra mundial submarinos alemãs afundaram diversos navios, alguns na costa brasileira, só que eram navios mercantis transportando cargas, desarmados, e foram atacados de maneira covarde por alguém que estava escondido na escuridão das águas do mar, prontos para atacar e matar quem estava apenas transportando pessoas, objetos e alimentos, de maneira pacífica, para outras partes do mundo.
No ano 2000 fomos surpreendidos com a notícia que o mais moderno submarino da Marinha Russa e talvez do mundo - o K 141 KUSRK, estava no “prego”, no fundo do Mar de Bentes, com 118 tripulantes abordo. Morreram todos.
A Argentina acaba de perder o seu segundo submarino. O primeiro, chamado “Santa Fé”, perdeu na Guerra das Malvinas. Foi bombardeado por um Caça Inglês. Sua tripulação foi salva e presa pela marinha inglesa. Agora perdeu o San Juan, com 44 tripulantes à bordo. O final será fatal para aqueles que estavam à bordo; e triste e melancólico para os familiares e a nação argentina.
Diante deste assunto, me vem a pergunta: e a frota de submarino brasileira? Quais os bons resultados que trouxe para o Brasil? Quem souber de algum grande feito em beneficio da humanidade, realizado por um submarino nos últimos cinquenta anos, me informe, tenho interesse em saber.
O pior nesta área está acontecendo agora: o Brasil está investindo 20.000.000.000,00 (vinte bilhões de reais) em submarinos, sendo um nuclear. A conversa é a de sempre: é uma arma estratégica e o Brasil precisa estar preparado para guerra. Estes vinte bilhões poderia ser investidos na saúde, com aparelhamento em hospitais, com equipamentos tecnológicos de ultima geração, dando melhor condição de trabalho aos médicos e demais funcionários, e dignidade aos pacientes. Poderia ser aplicado na educação, estruturando colégios, proporcionando conforto a alunos, professores e trabalhadores auxiliares.
Estamos precisando de segurança em nossas ruas, praças, estradas, cidades inteiras e no interior do país, e não no fundo do mar. Investir vinte bilhões em arma de guerra me parece insensatez. Isso só pode ser falta de planejamento e de conhecimento, pois não teremos retorno nunca, mesmo que a guerra bata à nossa porta, o que não temos nenhum interesse.
(*)Benedito Gomes
Contador UFPI